Quando se fala de som automotivo, é fundamental escolher os melhores acessórios, afinal, colocar no volume máximo pode ser uma experiência horrível para sons que não suportam a altura e geram os incômodos ruídos de “caixa de abelhas”. Por isso, se você quer personalizar seu carro e ostentar com um som potente, a caixa trio pode ser a escolha certa.
Antes de levar a sua, confira algumas dicas para escolher a melhor caixa trio de acordo com suas necessidades!
Como funciona a caixa trio?
A caixa trio tem esse nome por ser composta pela corneta, o alto falante e tweeter. Isso significa que ela reproduz sons graves, médios e agudos com mais detalhes para vozes e timbre, além de ser perfeita para sons entre 2Khz e 20khz graças ao tweeter.
A maioria dos modelos tem revestimento em carpete e pode ser comprada em alguma loja de acessórios automotivos por um valor acessível em comparação a outros tipos de som automotivo.
Quais são as vantagens de usar uma caixa trio?
A caixa trio pode ser retirada para o uso no porta-malas e sua potência é bem maior do que as caixas comuns, por isso, seu uso é indicado para os adeptos das competições de som automotivo ou quem trabalha com divulgação de produtos e propagandas no veículo.
Caso seu carro seja usado apenas para passeio e você use a caixa mais para lazer em alguma festa, é importante usar os amplificadores com cautela para não prejudicar sua audição.
Contanto que utilizada da maneira correta, algumas de suas vantagens são:
-
Preço acessível;
-
Pode ser usada no porta-malas;
-
Tem som de alta potência;
-
A caixa trio é ideal para graves.
Como escolher uma?
Existem dois modelos de caixa trio que são mais indicados de acordo com seu objetivo. Os modelos são:
Caixa trio selada
Essa versão é uma caixa completamente selada, ou seja, ela não permite a saída de ondas sonoras produzidas em seu interior. Além disso, esse modelo é mais compacto e indicado para quem tem um porta-malas pequeno.
Seu som é de alta qualidade e ela reproduz os tons graves com resposta rápida e de forma plana e menos estendida. Por isso, ela é a escolha certa para quem prefere os estilos musicais de impacto como rock, metal e pop.
Caixa dutada
Muito comum em maiores dimensões, a caixa dutada pode ocupar todo o porta-malas e ela é mais indicada para quem prefere sons de graves longos e fortes como pop, funk, axé, jazz, MPB e pagode. Sua estrutura consiste em ter um ou mais orifícios que permitem a passagem de ar e as ondas de som, por isso, seus dutos são os responsáveis por uma caixa com melhor resposta a sons de baixa frequência.
Vale a pena comprar uma caixa trio?
Sim, para quem quer um som eficiente e de baixo custo, a caixa trio é a melhor escolha. Ela projeta sons graves em alta qualidade em ambientes fechados e sem o uso de uma bateria auxiliar já é possível extrair muita potência dela.
Agora que você já conhece os modelos desse item é só escolher o seu e curtir seu som!