Itens:0

Meu Carrinho

R$ 0,00
Filtros
Preço
Cor
Encaixe Filtro
Sensor com Display?
Sensores
Posição
Marcas

Sensor de Estacionamento

  • 23
  •    
  • 23
  •    

Sensor de Estacionamento

Um sensor de estacionamento é mais do que um simples acessório para carro, ele é um dispositivo que detecta obstáculos e avisa ao motorista se o veículo está se aproximando muito deles ao estacionar.

Os fabricantes, geralmente, os instalam no para- choques do carro, além disso, não é todo tipo de veículo que já vem com o sensor de estacionamento, mas você pode comprar o dispositivo em lojas físicas ou virtuais, como aqui na ClickSound, onde disponibilizamos diversos tipos e modelos de sensores para o seu carro.  

Sensor de estacionamento

O sensor de estacionamento é um sensor de proximidade que ajudam o motorista a detectar objetos próximos enquanto estaciona um carro, permitindo que estacione de forma correta e evite imprevistos como arranhões na lataria ou bater o veículo.

Portanto, este dispositivo é um tipo de sistema de assistência ao motorista. Com o aumento das dimensões totais dos veículos e a redução de vagas no estacionamento, o sensor de estacionamento está rapidamente ganhando popularidade.

Dependendo do local em que serão instalados nos veículos, existem dois tipos principais de sensor de estacionamento:

  • Sensor de estacionamento localizado no pára-choque dianteiro.

  • Sensor de estacionamento localizado no pára-choque traseiro.

Como funcionam os sensores de estacionamento?

O sensor de estacionamento pode ser instalado na frente e na traseira do carro, geralmente nos pára-choques. Ao estacionar, eles medem a proximidade de outro carro ou objeto com o qual você está estacionando e emitem um sinal sonoro dentro da cabine para alertar o motorista sobre a proximidade.

Eles, geralmente, agem selecionando a marcha à ré, pressionando o botão ou quando você dirige para uma direção devagar e ele detecta que está se aproximando. Quanto mais perto você fica, mais frenético o bipe se torna; quando se trata de um bipe contínuo, você deve parar, porque isso significa que você está o mais próximo possível antes de tocar em algo.

Alguns carros vêm com uma tela que mostra o quão perto você está, enquanto outros vão um passo além e têm uma câmera de ré e uma função de estacionamento automático que funciona em conjunto com os sensores.

Tipos de sensor de estacionamento

Os três tipos diferentes de sensores de estacionamento são:

Sensores de estacionamento, ultrassônicos

Os sensores de estacionamento não são muito diferentes a princípio. Em vez de ondas de rádio, a maioria das configurações com sensores de estacionamento usa ondas ultrassônicas, assim como a ecolocalização usada por morcegos e golfinhos.

O sensor emite essas ondas, que são refletidas em outro objeto, e calcula a quantidade de tempo para a onda retorna e quaisquer alterações no próprio comprimento de onda. A partir daí, um processador emite um alarme (geralmente um sinal sonoro que se torna mais rápido à medida que o objeto se aproxima).

Sensores eletromagnéticos de estacionamento

Outro sistema para sensor de estacionamento que usa campos eletromagnéticos para medir a distância. Uma faixa do transceptor gera um campo eletromagnético e, em seguida, detecta interrupções no campo ou alterações na tensão do campo à medida que você se aproxima de um objeto estacionado.

Novamente, um processador interpreta essas informações e as usa para ativar um alarme duplo dentro do veículo. Os sistemas eletromagnéticos têm a vantagem de poder detectar melhor um objeto em movimento em seu caminho.

Obviamente, o próximo passo à frente do sistema de sensores de estacionamento é a câmera de segurança, que oferece aos motoristas uma visão clara do que está por trás, sem obstruções e sem adivinhações.

Câmeras de estacionamento

As câmeras de estacionamento mostram o que está atrás do carro sem o motorista ter que olhar e, geralmente, ligam automaticamente quando o carro está em marcha à ré.

Vantagens dos sensores de estacionamento

A redução de pontos cegos ao redor do veículo facilita a árdua tarefa de estacionar em espaços apertados.

Este sistema reduz a fadiga do motorista durante o estacionamento de um veículo.

A percepção aprimorada da área atrás do carro reduz as chances de danos ao veículo ou a outros objetos próximos.

Você pode verificar os melhores sensores de estacionamento aqui na ClickSound, basta acessar a categoria para encontrar diversos modelos e ofertas imperdíveis.